Regras PROUNI 2018: Requisitos de Inscrição!

Pretende ingressar em algum curso do ensino superior? Saiba quais são as regras PROUNI 2018, pois através delas você poderá ter a chance ou não de estudar em qualquer universidade privada ao redor do país sem precisar pagar nada por isso. Saiba se você se encaixa nas regras PROUNI 2018!

Regras PROUNI 2018

Regras PROUNI 2018

Realizar a sua inscrição no programa é bastante simples, mas para fazer isso antes é imprescindível dar uma conferida nas regras PROUNI 2018, pois você terá que confirmar todos os seus dados antes de se matricular.

 

Confira o passo a passo e não deixe passar a oportunidade de estudar gratuitamente!

Como funciona o PROUNI 2018?

Criado no ano de 2005 pelo Ministério da Educação, o  Programa Universidade Para Todos (PROUNI) possui até hoje a importante missão de democratizar a educação brasileira!

Para isso, o PROUNI viabiliza a entrada de diversos jovens nas melhores universidades privadas ao redor do país, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais.

A concessão das bolsas funciona da seguinte maneira:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Regras PROUNI 2018

Por se tratar de um programa de origem social, apenas uma parte dos brasileiros poderão ter acesso aos seus benefícios!

Inicialmente o PROUNI 2018 é indicado a estudantes que concluíram o ensino médio na rede estadual ou na rede privada com o auxílio de bolsas integrais e pretendem iniciar algum curso de nível superior, mas não possuem condições financeiras de arcarem com os cursos.

Porém, o programa acabou se espalhando para outros perfis, como:

  • Ser um estudantes portadores de deficiência;
  • Ser um professor da rede pública de ensino integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Mas, atenção: qualquer candidato que deseje se tornar um aluno beneficiado pelo PROUNI precisará ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. 


Saiba como funciona a nota de Corte PROUNI 2018

Para obter a sua bolsa de estudos, após conferir os requisitos necessários para efetuar a sua inscrição, é preciso passar por algumas seleções por meio da nota de corte do PROUNI 2018. 

O sistema das nota de corte funciona da seguinte forma: Todos os dias durante as inscrições, exatamente às 00:00, a nota de corte dos curso são divulgadas.

Mas, se você não tiver obtido a nota mínima para continuar concorrendo a vaga, terá a opção de escolher permanecer concorrendo aquela vaga ou mudar a opção do seu curso.

Quanto maior tenha sido sua nota no ENEM, maior sua chance de conseguir uma vaga e não ser eliminado pela nota de corte, por isso colocar os estudos em dia é tão importante.

Você inda possui dúvidas sobre as regras PROUNI 2018? Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Regras PROUNI 2018: Requisitos de Inscrição!
    1. Iris pinheiro
    2. Anderson Alves Silva

    Adicione Seu Comentário