PROUNI 2019: Inscrições, Resultado, Cronograma, Lista de Espera

Através do PROUNI 2019 os jovens e adultos que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos de um curso superior, tem a oportunidade de concorrer à bolsas de estudos e assim, ingressar na instituição desejada. Abaixo, confira mais sobre o PROUNI 2019

PROUNI 2019

PROUNI 2019

PROUNI 2019 

O Programa Universidade para Todos, também conhecido como PROUNI, foi criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004. O mesmo possui parceria com diversas instituições do ensino superior, disponibilizando vagas para que os estudantes possam se candidatar à diversas bolsas de estudos de até 100%. 

Por meio do PROUNI, são ofertadas bolsas de estudo integrais e parciais (50 % de desconto) nos mais diversos cursos de graduação em instituições do ensino superior privado espalhadas por todos os estados brasileiros. 

As inscrições para este programa são abertas duas vezes ao ano. Além disso, quem não foi selecionado em um dos seus processos seletivos normais, ainda poderão conseguir sua bolsa de estudo através da Lista de Espera. 

Para conferir mais informações sobre o PROUNI 2019, basta apenas seguir conosco, pois neste post reunimos todos os que você precisa saber sobre este programa!!! 


Tipos de bolsas disponíveis pelo PROUNI 2019 

O PROUNI 2019 é um programa que tem como seu principal objetivo, integrar os jovens e adultos no ensino superior que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos de um curso pago. 

Sendo assim, o programa abre vagas para que essas pessoas possam se candidatar à bolsas de estudos e assim, possam se qualificar para ingressar no mercado de trabalho de forma digna.

 

Essas bolsas são divididas das seguintes formas:

  • Bolsas Integrais: 100% de desconto no valor total das mensalidades;
  • Bolsas Parciais: 50% de desconto no valor total das mensalidades.

Ou seja, se o estudante for contemplado com a bolsa de 100% ele não irá ter custo algum em relação ao pagamento de suas mensalidades.

Já aqueles que foram aprovados na bolsa de 50%, terão que arcar com os outros 50% no valor de sua mensalidade. Mas, já é uma grande ajuda!! 


Requisitos para se inscrever no PROUNI 2019

Assim como outros programas do Governo Federal, para se inscrever no PROUNI 2019 os jovens e adultos deverão preencher alguns requisitos, nos quais apenas aqueles que estiverem encaixados nos critérios de avaliação impostos pelo programa, poderão solicitar a bolsa de estudo. 

Abaixo, listamos todos esses critérios: 

  • O aluno deve ter estudado o ensino médio completo em escolas públicas de ensino ou em escolas privadas através de bolsas de estudos;
  • Ser deficiente;
  • Ser professor de escolas públicas ou ter exercido a sua docência na educação básica e ter feito parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública e pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;
  • O aluno ainda precisa ter feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas e a redação jamais pode ter sido zerada.

Para as bolsas de 100%:

  • O inscrito deverá ter a renda bruta familiar por mês de até um salário mínimo e meio pra cada membro da família.

Para as bolsas de 50%:

  • A renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

Com funcionam as inscrições para o PROUNI 2019?

As inscrições para o PROUNI 2019 serão abertas duas vezes no ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano. 

Este procedimento é bem simples de ser feito. Para concorrer as bolsas de estudo, o estudante deverá seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site oficial do programa → Clicando aqui. Espere a página carregar completamente, e siga para o próximo passo;
  • Nesta página, selecione a opção “Fazer Inscrição”;

  • Agora informe:
    – Número de inscrição do ENEM;
    – Senha utilizada para acessar o portal do participante ENEM;
  • Digite o código de segurança e clique em “Entrar Prouni.

Feito isto, você será redirecionado para uma nova janela onde deverá informar o curso desejado, instituição e turno dentre as bolsas de estudo disponíveis. 

Lembrando: Assim como o Sistema de Seleção Unificada – SISU, no processo seletivo do PROUNI 2019 você também poderá escolher até duas opções de cursos. 


Nota de Corte PROUNI 2019 

O Prouni é bem parecido com o Sistema de Seleção Unificada – SISU, e assim como ele, este programa também possui sua nota de corte. 

A nota de corte do PROUNI 2019 funciona da seguinte maneira:

  • Todos os dias durante as inscrições, exatamente às 00:00, a nota de corte dos curso são divulgadas.

De forma mais detalhada, o sistema calcula automaticamente a nota de corte (a menor nota entre os já potencialmente pré-selecionados) pra cada ensino com  média da quantidade de bolsas prontas para os inscritos em especificado curso.

Apenas após dois dias do encerramento da inscrições, é ue o candidato consegue ter acesso ao resultado. Ou seja, se foi selecionado para a bolsa de estudo ou não. 

Atenção!!!

Quanto maior for a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, maior será a chance de você conseguir a tão sonhada bolsa de estudo por meio deste programa!


Resultado PROUNI 2019 

O resultado do PROUNI 2019 é um dos processos mais aguardados por todos aqueles que se inscreveram no programa. 

Para ter acesso à essa informação, o candidato deverá acessar a página oficial do programa e entrar no portal do participante. 

Acesse aqui.

Lembrando que, aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, poderão se inscrever na segunda chamada, que funcionará da mesma forma. Porém, é realizada no meio do ano. 


Documentos necessários para matrícula 

Se você foi aprovado, deverá se dirigir até a instituição na qual foi garantida a bolsa de estudo para realizar sua matrícula e assim, garantir sua vaga. 

Para este procedimento, será necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Carteira de Identidade de todo os membros da família;
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) de todo os membros da família;
  • Comprovantes de residência como contas de água, gás, energia elétrica ou telefone;
  • Três últimos contracheques, no caso de membros com renda fixa.
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
  • Comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso;
  • Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição particular, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.

Há casos de instituições que solicitam outros documentos. Certifique-se o quanto antes, para que você não perca sua bolsa de estudo do PROUNI 2019


2ª chamada PORUNI 2019 

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, poderão conseguir a vaga na 2ª chamada do PROUNI 2019

Essa 2ª chamada ocorre uando os candidatos da primeira lista não comparecem a instituição para realizar a matrícula. Ou seja, eles são eliminados automaticamente e a vaga segue para a segunda chamada, na qual dá a oportunidade de outras pessoas serem contempladas com a bolsa de estudos. 

Nesta segunda chamada, haverá haverá novas datas de inscrição para que os candidatos entrem em contato com a faculdade.

 


Cronograma PROUNI 2019

Se você vai concorrer as bolsas de estudos disponibilizadas pelo PROUNI 2019, é de suma importância que esteja ligados em todas as informações relacionadas ao cronograma do programa. Afinal, através dele os estudantes ficam cientes das datas em que cada etapa irá ocorrer. 

Até o fechamento deste post nenhuma informação sobre o cronograma do Prouni edição 2019 não teria sido divulgada. No entanto, sabemos a ordem de cada etapa. Veja!

  • Período de inscrições;
  • Resultado da 1ª chamada;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada;
  • Resultado da 2ª chamada;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada;
  • Prazo para participar da Lista de Espera;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

Informações para contato 

Em caso de dúvidas relacionadas ao PROUNI 2019, você poderá se informar com os seguintes contatos:

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

PROUNI 2019: Inscrições, Resultado, Cronograma, Lista de Espera