PROUNI 2018 segundo semestre: Inscrição, Resultado

Pretende tentar o Prouni 2018 segundo semestre? Assim como no início do ano, agora também é necessário estar por dentro das regras do programa para alcançar a aprovação em uma das bolsas de estudos . Acompanhe o artigo e saiba como participar do Prouni 2018 segundo semestre!

PROUNI 2018 segundo semestre

PROUNI 2018 segundo semestre

Normalmente os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano e o Prouni 2018 segundo semestre já possui um cronograma a ser seguido!

Para conseguir o seu tão sonhado curso superior, esteja por dentro de todas as datas importantes.


PROUNI 2018 Segundo Semestre

Assim como em sua primeira edição do início do ano, o Programa Universidade para Todos (PROUNI) é de total responsabilidade do Ministério da Educação e tem como principal objetivo democratizar o ensino de nível superior ao redor do país!

Os cursos oferecidos pelo programa social são no segmento de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As bolsas são divididas das seguintes formas: 

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda
  • familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

E para participar é necessário se encaixar entre um dos perfis abaixo:

  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola privada;
  • Professores da Rede Pública de Ensino;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Mas, qualquer candidato que deseje realizar o Prouni  inscrições 2019 para obter uma bolsa pelo Prouni 2018 segundo semestre, precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.


Cronograma Prouni 2018 Segundo Semestre

De acordo com o cronograma do Prouni 2018 segundo semestre são cerca de 7 etapas das quais os candidato as bolsas de estudos precisam concluir, vamos ver quais são?

  • 30/06 até 03/07 – Período de inscrições:

Onde candidato pode pesquisar on-line as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo e se cadastrar utilizando o seu número de inscrição do ENEM e sua senha;

 

  • 06/07 – Resultado da 1ª chamada:

Dia em que o site PROUNI divulga os resultados dos processos seletivos para cada curso oferecido pelo programa;

 

  • 16/07 a 23/07 – Comprovação de Informações – 1° Chamada:

 Período no qual os estudantes pré-selecionados devem comparecer as instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição;

 

  • 28/07 – Resultado da 2ª chamada

Dia em que o site PROUNI divulga os segundos resultados dos processos seletivos para cada curso oferecido pelo programa;

 

  • 28/07 a 07/08- Comprovação de informações – 2ª chamada

Período no qual os estudantes pré-selecionados nos segundos resultados devem comparecer as instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição;

 

  • 14/08 a 18/08 – Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera

 O final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas;

 

  • 24/08 e 15/08 – Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera

Período no qual os estudantes pré-selecionados no período da lista de espera devem comparecer as instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

Atenção:

As datas acima serão atualizadas de acordo com a divulgação do cronograma oficial do Prouni 2018.

> Passou o prazo? Confira as informações sobre o Cronograma Prouni 2019


Inscrições Prouni 2018 Segundo Semestre

Assim que disponibilizado o período de inscrição do processo seletivo Prouni 2018 segundo semestre, você deverá seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do PROUNI ➜ clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Em seguida digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Por último clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, deverá escolher, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil socioeconômico. 

Ao terminar essa processo, você deverá responder a um questionário socioeconômico e de preferência, deve ser respondido somente com informações reais, pois caso você seja pré-selecionado a uma das bolsas, terá de provar tudo o que foi enviado ao sistema.

Ainda possui dúvidas sobre o Prouni 2018 segundo semestre? Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.78
Total de Votos: 9

PROUNI 2018 segundo semestre: Inscrição, Resultado
    1. MARIA

    Adicione Seu Comentário