Nota de Corte PROUNI 2018: Entenda!

Pretende obter uma bolsa de estudos, mas não sabe como funciona a nota de corte Prouni 2018? Assim como qualquer outro processo seletivo, no Programa Universidade para Todos também existe um sistema de triagem e para entender melhor como funciona a nota de corte Prouni 2018 acompanhe o artigo abaixo!

Nota-de-Corte-PROUNI-2018

Nota de Corte PROUNI 2018

O Prouni inscrições 2018  se tornou uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior, por isso entender como funcionam os processos da nota de corte Prouni 2018 é tão importante! 


Como funciona o PROUNI 2018?

Criado no ano de 2005, o Programa Universidade para Todos é de total responsabilidade do Ministério da Educação e tem como principal objetivo democratizar o ensino de nível superior ao redor do país.

Os cursos são no segmento de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As bolsas são divididas das seguintes formas: 

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda
  • familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

A primeira etapa do Prouni é se encaixar nos requisitos, veja quais são:

  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola privada;
  • Professores da Rede Pública de Ensino;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Mas, qualquer candidato que deseje se tornar um prounista precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. 

Além disso, o programa conta com o sistema de nota de corte Prouni 2018, onde há a possibilidade de você seguir ou não concorrendo ao curso que escolheu, para saber maiores detalhes, continue lendo!


Inscrições e Nota de Corte Prouni 2018

Você se encontra de acordo com os requisitos citados acima? Então vamos conhecer as próximas etapas do Prouni 2018!

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. 

  • Acesse o site do PROUNI ➜ clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, você poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Ao concluir o processo de inscrição (cadastro), você passará por várias seleções, uma a cada 24h após a outra e a nota de corte Prouni 2018 funciona da seguinte forma:

Todos os dias durante as inscrições, exatamente às 00:00, a nota de corte dos curso são divulgadas.

Mas, se você não tiver obtido a nota mínima para continuar concorrendo a vaga, terá a opção de escolher permanecer concorrendo aquela vaga ou mudar de curso.

Quanto maior tenha sido sua nota no ENEM, maior sua chance de conseguir uma vaga e não ser eliminado pela nota de corte.


Matrículas Prouni 2018

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema classifica os estudantes de acordo com as opções e a nota de corte Prouni 2018!

Os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Caso você não consiga a aprovação nessa primeira seleção, poderá se inscrever para a segunda chamada, que funcionará da mesma forma!

Ainda possui dúvidas sobre nota de corte Prouni 2018? Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Nota de Corte PROUNI 2018: Entenda!