Lista de Espera PROUNI 2018: Como funciona?

Você sabe como funciona a lista de espera Prouni 2018? O processo seletivo funciona em diferentes fases, pois nem todos os candidatos são pré-selecionados logo no primeiro resultado.  Para você entender cada uma das etapas do programa, acompanhe sobre a lista de espera Prouni 2018!

Lista de Espera PROUNI 2018

Lista de Espera PROUNI 2018

O Prouni se tornou uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior, porém entender as suas regras são de extrema importância!

Confira as informações sobre a lista de espera Prouni 2018 e não perca sua chance de mudar de vida!

➜ Saiba como consultar → Resultado Prouni 2018


Como funcionam as etapas do PROUNI 2018?

Criado no ano de 2005 pelo Ministério da Educação, o  Programa Universidade Para Todos (PROUNI) possui a importante missão de democratizar a educação brasileira!

A concessão das bolsas funciona da seguinte forma:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

A sua fase inicial do Prouni 2018 é se encaixar nos requisitos. Veja se você poderá se inscrever:

  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola privada;
  • Professores da Rede Pública de Ensino;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Mas, qualquer candidato que deseje se tornar um prounista precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. 


Inscrições, matrículas e lista de espera PROUNI 2018

Você se encaixa nos requisitos citados acima? Então saiba como se matricular! As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. 

  • Acesse o site do PROUNI ➜ clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, você poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Ao concluir o processo de inscrição (cadastro) aguarde o dia da 1° chamada, caso você esteja entre os pré-selecionados tem um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Logo em seguida começará as etapas da 2° chamada e lista de espera Prouni 2018!

Caso você não obtenha sucesso tanto na 1° ou 2° chamada, poderá se inscrever durante o prazo determinado pelo cronograma Prouni 2018 durante os seguintes dias:

  • 16/03 a 19/03 – Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera:

 O final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas;

 

  • 24/07 e 15/07 – Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera

Período no qual os estudantes pré-selecionados no período da lista de espera devem comparecer as instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

Alguma dúvida sobre como funciona a lista de espera Prouni 2018

Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Lista de Espera PROUNI 2018: Como funciona?