Inscrição PROUNI 2018: Passo a Passo

A etapa mais importante do Prouni é inscrição PROUNI 2018 e apesar de ser um processo bastante simples, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre como realizá-lo. Caso essa seja o seu problema, acompanhe o artigo abaixo e saiba todo o passo a passo para não ter problemas durante a sua inscrição PROUNI 2018.

Inscrição PROUNI 2018

O primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudos do Prouni  é acessar o endereço eletrônico disponibilizado pelo MEC e realizar o seu cadastro.

Tire todas as suas dúvidas sobre a inscrição PROUNI 2018!


Período de Inscrições PROUNI 2018

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um programa de total responsabilidade do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2005, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais nas melhores  instituições privadas do país.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O programa oferece bolsa de estudo parciais e integrais no ensino superior. 

O Prouni 2019 fornece os seguintes tipos de bolsas estudantis:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Mas, para participar do processo seletivo, você precisa preencher alguns requisitos como, por exemplo ser um:

  • Estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes portadores de deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Além disso, deverá ter realizado o ENEM 2017 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não poderá ter zerado a redação.

Você se encaixa nos requisitos acima? Então continue acompanhando o artigo e saiba como efetuar a sua inscrição PROUNI 2018!


Passo a Passo Inscrições PROUNI 2018

Tanto a inscrição PROUNI 2018, quanto o resultado pode ser realizados em um mesmo endereço eletrônico!

O site Prouni é gratuito e de fácil acesso, mas para você se sentir mais seguro durante o seu cadastro, confira o passo a passo que preparamos abaixo:

  • Acesse o site do PROUNI clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Em seguida digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Por último clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, deverá escolher, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil socioeconômico.  

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Após concluir essa processo, você deverá responder a um questionário socioeconômico e de preferência, deverá ser respondido somente com informações reais, pois caso você seja pré-selecionado a uma das bolsas, terá de provar tudo o que foi enviado ao sistema PROUNI.

Atenção: Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções, mas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ainda possui dúvidas sobre a inscrição PROUNI 2018? Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Inscrição PROUNI 2018: Passo a Passo