Edital PROUNI 2018

Com o início de um novo semestre, os jovens interessados em ingressarem em uma universidade privada com o auxílio de bolsas integrais ou parciais precisam conferir o edital PROUNI 2018. Por meio desse documento que as regras e cronogramas serão divulgados, acompanhe o artigo e tenha acesso  ao edital PROUNI 2018.

Edital PROUNI 2018

Você possui algumas dúvidas sobre como funciona o PROUNI 2018? Ao ler atentamente as informações presentes no edital PROUNI 2018, você poderá solucioná-las e como as inscrições irão ocorrer em breve, saiba hoje todos os detalhes sobre o programa!


Entenda como funciona o PROUNI 2018

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um de total responsabilidade do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2005, que visa democratizar a educação brasileira!

Para isso, o PROUNI viabiliza a entrada de jovens nas melhores universidades privadas ao redor do país, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais.

No edital PROUNI 2018 é possível identificar os seguintes tipos de bolsas estudantis:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

 

Além disso, no edital você fica sabendo sobre as regras de participação como, por exemplo:

  • Ser um estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Ser um estudantes portadores de deficiência;
  • Ser um professor da rede pública de ensino integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Mas essas não são as únicas regras presentes no edital PROUNI 2018, pois além dos requisitos acima, você deverá ter realizado o ENEM 2017 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não poderá ter zerado a redação.

Você se encaixa nos requisitos acima? Então continue acompanhando o artigo e saiba quais são as outras informações presentes no edital PROUNI 2018.


Edital do ENEM X Edital Prouni 2018

Diferentemente do edital referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde os candidatos precisam se inteirar sobre informações envolvendo os conteúdos obrigatórios a serem estudados ou isenções nas taxas de confirmações, no edital PROUNI 2018 não há necessidade de verificar nenhum desses tópicos!

Isso por que as inscrições são totalmente gratuitas e você poderá utilizar seus resultados do ENEM para participar do processo seletivo do seu curso desejado!

O edital do PROUNI 2018 foi divulgado pelo Diário Oficial da União.

Para ter acesso (Clique aqui). 


Inscrição e Matrícula Prouni 2018

Para saber como realizar sua inscrição, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do PROUNI clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Em seguida digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Por último clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, deverá escolher, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil socioeconômico.

Assim que o resultado for divulgado, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Caso você não consiga a aprovação nessa primeira seleção, poderá se inscrever para a segunda chamada, que funcionará da mesma forma!

Ainda possui alguma dúvida sobre o edital PROUNI 2018?  Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Edital PROUNI 2018