Como funciona o PROUNI 2018: Entenda AQUI!

Como funciona o PROUNI 2018? Você pretende se candidatar a uma das bolsas estudantis, mas ainda está cheio de dúvidas sobre o programa? Não se preocupe! Nesse artigo estão reunidas todas as informações para você saber exatamente como funciona o PROUNI 2018, então nos acompanhe.

Como funciona o PROUNI 2018

Como funciona o PROUNI 2018

 Não perca a oportunidade de ingressar no ensino superior!

As possibilidades são inúmeras e você precisa aproveitar ao máximo cada uma delas, e uma das maneiras é não ter nenhuma dúvida sobre como funciona o PROUNI 2018, desde os requisitos, até o cronograma de inscrições e matrículas.

Como funciona o PROUNI 2018

Criado no ano de 2005 pelo Ministério da Educação, o  Programa Universidade Para Todos (PROUNI) possui a importante missão de democratizar a educação brasileira!

Para isso, o PROUNI facilita a entrada de jovens nas melhores universidades privadas ao redor do país, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais.

A concessão das bolsas funciona da seguinte forma:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como funciona o PROUNI 2018

Atenção: As bolsas integrais são dedicadas somente aos candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

✱ Fique sabendo o ➟ Cronograma PROUNI 2018

Já as bolsas parciais, são para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.


Requisitos para se inscrever no PROUNI 2018

Por se tratar de um programa de origem social, apenas alguns brasileiros poderão ter acesso aos seus benefícios!

Inicialmente o PROUNI 2018 é indicado a estudantes que concluíram o ensino médio na rede estadual ou na rede privada com o auxílio de bolsas integrais e pretendem iniciar algum curso de nível superior, mas não possuem condições financeiras de arcarem com os cursos.

Porém, o programa acabou se espalhando para outros perfis, como:

  • Professores da Rede Pública de Ensino;
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola privada;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Mas, qualquer candidato que deseje se tornar um prounista precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. 


Processo seletivo PROUNI 2018

Agora que você já sabe como funciona o PROUNI 2018, que tal saber o passo a passo para  realizar a sua inscrição? Acompanhe o tutorial abaixo:

  • Acesse o site do PROUNI ➜ clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;

  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, você poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Atenção: Caso você ainda não saiba, existe uma nota de corte que faz com que você siga ou não concorrendo ao curso que escolheu!

As notas de cortes do Prouni funcionam assim: Todos os dias durante as inscrições, exatamente às 00:00, a nota de corte dos curso são divulgadas.

Quanto maior tenha sido sua nota no ENEM, maior sua chance de conseguir uma vaga e não ser eliminado pela nota de corte.


Resultado PROUNI 2018

A primeira chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro, e na segunda em 2 de março. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar interesse entre os dias 16 e 19 de março. A lista estará disponível no sistema para a consulta das instituições no dia 20 de março.


Matrículas PROUNI 2018

O seu resultado no processo seletivo do PROUNI foi positivo? Saiba o que fazer após o resultado!

Segundo as regras de como funciona o PROUNI 2018, ao encerrar o prazo de inscrição, o sistema classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem de 2017.

Caso você esteja entre os pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Mas lembre-se: A bolsa só será realmente sua, caso as informações ditas durante a sua inscrição forem confirmadas. Para isso a própria universidade pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários. 

→ Clique aqui e confira a lista completa de documentos necessários para matrícula!

Entendeu como funciona o PROUNI 2018? Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por e-mail → Clique aqui
  • Por telefone ligue → 0800-616161

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como funciona o PROUNI 2018: Entenda AQUI!